segunda-feira, 5 de março de 2012

Mas o Que é Esse Vintage Que Tanto Falam?



Vintage é uma estilo de vida e moda retrógrada, uma recuperação de estilos das décadas de 1920 a 1960.
Alguns estilistas atribuem ao retorno das modas das décadas de 70 a 90 um certo teor "vintage", mas, por serem relativamente recentes, o termo não é devidamente atribuído a estas décadas. O resgate da moda pin-up é um exemplo de "moda vintage". Roupas com tecidos propositalmente "desgastados" também são chamados vintage, justamente por ter uma aparência de usado, antigo, de outra época. Mas também sendo usada em outras épocas.



A palavra vintage no século XVIII passou a significar “ano em que foi feito um vinho”. Entretanto, ao longo dos anos, a palavra se incorporou ao vocabulário da moda para melhor definir uma peça de roupa ou acessório de um estilo pertencente a uma outra época. Os requisitos para ser “vintage” são: pelo menos 20 anos de antiguidade, ser testemunha de um estilo próprio ou de um estilista, não haver sofrido nenhuma transformação (releitura), e ainda representar um instante da moda e estar em perfeito estado.



No oposto, coleções que revisitaram certas décadas buscaram inspiração em algumas peças e que estejam sendo produzidas para consumo, portanto são releituras, e podem ser classificadas como retrô.



O termo retro ou retrô, significa para trás e confunde-se com o vintage, afinal tudo tem a ver com o passado. Ainda como exemplo, o vintage é aquele produto original encontrado em um Brechó, Loja, Bazar ou Antiquário, seja ele uma roupa, acessório ou objeto de decoração, antiga, mas emblemática e em bom estado. Ao contrário no quesito tempo, retro é o lançamento atual de algum produto ou peça, com a inspiração vintage e completamente repaginado. Ou seja, o retro é algo incrivelmente novo com a aparência muito antiga e que faz sucesso pela releitura perfeita de uma época, ou de um estilo marcante.

imagens google

texto: wikipedia


Resumindo... se você usar uma bolsa que pertencia a sua avó, essa peça será vintage. Mas se você costurar um vestido copiando um modelo usado por ela, essa peça será retro.
Espero que tenham gostado, meninas! Pois eu adorei fazer esse post.
beijos!!

4 comentários:

  1. Grazi, lindo post ate divulguei na fanpage da minha loja...nao sei conheces é Maria Enfeitada Moda Mulher

    e divulguei no meu twitter, mtas pessoas nao sabem a diferença entre vintage e retrô....

    adoro o vintage......beijo
    Grasi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... este post já estava preparado há algum tempo, mas sempre surgia outro e eu acabava deixando ele de lado. Obrigada por divulgar, querida!! Vou seguir tua loja!! beijos

      Excluir
  2. Oi, adorei o post!
    Bjs
    Mi
    www.feminices.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi! obrigada pela visita e que bom você ter gostado do post! beijos!

      Excluir

Obrigada pela visita e pelo comentário! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...