segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

As Helenas de Manoel Carlos

Não sei se vocês sabem, mas eu nunca escondi de ninguém minha paixão pelas novelas do autor Manoel Carlos. Sempre tem uma história principal que encabeça toda a trama e, claro, envolve a personagem Helena. Além disso, o que acontece paralelamente a isso é sempre muito bom também. Todas se passam no Rio de Janeiro, mais especificamente no bairro do Leblon (aí todo mundo quer morar lá!hahha) e também pela trilha sonora, sempre cheia de Bossa Nova e romantismo. Tem como não se apaixonar?

Ele fez muitas novelas para o horário das 18hs, mas atualmente tem várias já produzidas para as 20hs, que é o horário nobre da Rede Globo. Além de inúmeras novelas, ele fez minisséries como "Presença de Anita" e "Maysa". Mas nada é tão especial como ver uma novela que tenha a personagem principal chamada "Helena", característica de suas tramas. Mas por quê o nome Helena? Segundo Maneco, como é carinhosamente chamado pelo público, este nome passa a imagem de uma mulher forte e decidida, como a Helena de Tróia.

Mas não é só o nome Helena que sempre aparece em suas obras. Dr. Moretti é muito comum também, porque um Dr. Moretti da vida real salvou sua vida quando era criança. Além disso, sempre há um personagem devoto de Santa Rita de Cássia, que é sua santa de devoção na vida real.

Impossível resistir as suas novelas, né? Mas vocês conhecem todas as "Helenas"?


Apesar dele ter escrito outras novelas, foi em Baila Comigo, que a saga das "Helenas" começou... A primeira intérprete foi a atriz Lilia Lemertz. Essa novela eu não assisti, mas como gostei das outras, eu morro de curiosidade! Bem que podia reprisar no Viva, né? Já sua segunda Helena, da novela Felicidade, foi interpretada por Maitê Proença, em 1991, e eu assisti! Até as reprises, quando eu podia, assistia!! Quem não lembra da menina Bia que queria saber quem era seu pai? Regina Duarte teve o privilégio de interpretar 3 Helenas. No horário das 18hs sua Helena era mãe de Joice, em História de Amor. Ela competia com a personagem de Carolina Ferraz o amor de Carlos. Depois, em Por Amor, foi mãe de sua própria filha da vida real e mostrou do que o amor de mãe é capaz. Por fim, também no horário nobre, interpretou uma médica que adotou uma criança com síndrome de down, em Páginas da Vida.

Taís Araújo foi a Helena mais jovem e interpretava uma modelo em Viver a Vida. Já Christiane Torloni interpretou uma dona de um colégio em Mulheres Apaixonadas. Tenho dúvidas de qual novela mais gostei, mas tenho um carinho especial por toda a história de Laços de Família, onde a Helena de Vera Fischer disputou o amor de um homem mais jovem com sua filha que, posteriormente, teve leucemia. 

Realmente, as Helenas de Manoel Carlos são sempre personagens fortes, que vivem dramas cotidianos, que sempre deixam de lado suas vidas pela vida de seus filhos.

Hoje começa a novela Em Família e Maneco afirma que será sua última. Para fechar o ciclo das Helenas, ele convidou a atriz Julia Lemertz para ser sua última Helena, já que sua mãe foi a primeira. O que esperar da novela? Sempre tem gravações no exterior e dessa vez foram feitas em Viena, na Austria. Também podemos esperar um triângulo amoroso entre a Helena, sua filha e outro homem. Ah, o cenário vai ser o Leblon e a trilha sonora a Bossa Nova... tudo de bom!!!


Mais alguém além de mim ansiosa para assistir??

6 comentários:

  1. Adoooooro as novelas do Maneco ! Apesar de estar curtindo uma deprê pós Félix... vou assistir hehehehe.

    A Helena q menos gostei foi a da Tais Araújo. Achei fraquinha demais. Baila Comigo tb não assisti mas, Felicidade... ahhh como eu gostei dessa novela ! E eu só tinha 11 anos uahhaua.

    Da um apertinho no peito de pensar q essa será a última Helena... mas fazer o q né. Q seja linda ! ;)

    Bjo !!

    Fan Page do Blog Que Não é Blog

    Divulgação De Blogs Amigos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anna, eu também adorava ver o Félix, mas adoro mais ainda as novelas do Manoel Carlos! hehehe Vamos torcer para que não seja a última. Lembro que quando ele fez Viver a Vida, falou a mesma coisa... beijos!

      Excluir
    2. Verdade... lembro q no ultimo capitulo me deu uma tristeza por saber q seria "a ultima" hehehehe.

      Mas dessa vez, sei lá... ele chamou até a filha da Lilia Lemmertz pra finalizar né. Será q é a ultima mesmo ? Eu tb não queria ! Huhauhauha

      Bjo !!

      Fan Page do Blog Que Não é Blog
      Divulgação De Blogs Amigos

      Excluir
    3. Anna, ontem assisti uma entrevista que ele deu para o video show durante a festa de lançamento domingo. Aí fizeram essa pergunta. Ele disse que é a vontade dele, mas nunca se sabe. Ou seja, se a Globo pedir mais uma é capaz dele fazer! hahaha

      Excluir
  2. Eu gosto muito das novelas do Manoel Carlos ... Eu acho que a Julia não será a última ...
    Caso a Globo peça ele fará...

    Bjs ♥
    http://www.vintagefashion.com.br
    http://bijoux-vintage-fashion.boxloja.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho!! Espero ver outras Helenas ainda! beijoo

      Excluir

Obrigada pela visita e pelo comentário! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...