A História da Camélia: Flor Símbolo da Chanel


imagem google

A camélia é símbolo da grife Chanel desde a década de 20, mas nem todo mundo sabe o motivo pelo qual a flor foi escolhida. 

Eu estou lendo o livro "O Evangelho de Coco Chanel" e já assisti ao filme "Coco Antes de Chanel" e eles mostram muito o lado pessoal dela. Para quem não sabe, a estilista e sua irmã cantavam em uma espécie de bar onde havia prostituição (Chanel foi amante de muitos homens importantes - não só franceses). Foi nessa época e por causa de uma música, que Gabrielle ganhou o apelido de Coco. Mas voltando ao assunto da flor, Chanel escolheu a camélia, pois seu uso era associado a traição na classe alta francesa.

O símbolo não ficou apenas nas sacolas, como enfeite. A estilista bordou a flor em blusas e sapatos. Também fez botões dourados e pingentes com a camélia. E, ainda, estampou tecidos como seda, couro, veludo, tule e chiffon.

Como vocês podem ver a origem não é tão nobre como poderiamos supor. De qualquer forma, mesmo vindo de uma situação nada glamourosa, o símbolo hoje é associado ao luxo.

Comentários

  1. Caramba adorei saber disso. Tanta coisa q a gente nem sonha né.

    Na verdade a flor nada mais é do q uma lembrança dolorosa pra ela q ela conseguiu transformar em superação (pelo menos eu acho q conseguiu né).

    Bjo !!

    Blog | Fan Page | Twitter | Flickr Group

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens razão, Anna! Eu também não imaginava o motivo! beijos!

      Excluir
  2. Que demais isso! Eu por exemplo não sabia mesmo, acho bem legal a história e quero muito ainda ver o filme! Legal vc trazer essa curiosidade ;)

    Bj,
    Tamara
    http://queesmalteusohoje.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou desse tipo de post! O livro vai render muitos outros bem legais!! já estou preparando! beijos!

      Excluir
  3. Nossa não sabia ... AMEI

    Bjs ♥
    http://www.vintagefashion.com.br
    http://bijoux-vintage-fashion.boxloja.com

    ResponderExcluir
  4. Nem imaginava isso rs,é bom ter um conhecimento maior sobre os assuntos.

    bjos

    adoradorasteens.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário! Volte sempre!

Postagens mais visitadas