O Estilo das Parisienses e a História do Trench Coat mais Famoso do Mundo


Eu amoooooo trench coat. Tenho vários: preto, rosa, bordô, verde, cinza... Acho que todos eles já passaram por aqui. Mas confesso que quando estive em Paris, e vi o desfile de moda nas ruas parienses, fiquei com mais vontade ainda de colocar mais uma peça dessas no armário: na cor bege/nude.

Não! Eu não fui a nenhum desfile de moda. O desfile que vi era das próprias parisienses em seu dia a dia. Fiquei babando com os looks e com o estilo delas. No primeiro dia que choveu, vocês não tem noção!! Todas, absolutamente, todas as mulheres estavam nas ruas usando um trench coat nude. Em sua maioria, da tradicional Burberry. Parecia que todas usavam uniforme... e que uniforme!!

E é bem aquilo que lemos aqui nas revistas de moda. Elas usam muita sapatilha, calça azul marinho e blusa listrada em preto e branco. Bem ao estilo Audrey Hepburn. 


O mais legal de tudo isso é que a moda vai passando de mãe para filha, pois vi muitas meninas com idade entre 6 e 10 anos usando trench coat semelhante ao usado por suas mães. 


Confesso que fiquei louca para trazer um Burberry para casa, mas o preço dele não ajudou muito. Os preços variam por conta do tamanho, pois existem desde os que cobrem somente até a cintura, assim como os bem longos que vão quase ao tornozelo. Mas para vocês terem uma ideia vi modelos com preços entre 400 e 600 euros. Juro que se eu tivesse comprava (quem sabe em uma próxima viagem...hehe), afinal de contas é uma peça que você vai usar uma vida toda.


Hoje o trench coat é peça clássica e super tradicional no armário feminino, mas nem sempre foi assim. Quando ele foi produzido fazia parte apenas do closet masculino. Só para começar a falar em detalhes sobre ele, vocês sabem o que significa "trench coat"? Traduzindo para nosso idioma fica "casaco de trincheiras". E foi exatamente para ser usado nas trincheiras que ele foi inventado.


Em 1879, Thomas Burberry inventou uma capa feita com um tipo de gabardine resistente a chuva. Em 1914, adicionou abas a um modelo criado em 1901 para o seu maior cliente: o exército inglês. De tantas cópias que foram feitas por outras grifes o trench coat acabou sendo a marca registrada da Primeira Guerra Mundial. Nessa época o que importava eram os detalhes na peça, pois ajudavam os soldados a guardarem armas e apoiar quepes.

Nos anos 20, por conta da popularidade da roupa na guerra, eles invadiram as ruas e os civis passaram a usá-lo, também. Os modelos mais tradicionais da Burberry começavam a se misturar a versões que refletiam o estilo do século XX.



Aí para invadir os cinemas, foi um pulo!! Da década de 30 em diante mocinhas e galãs desfilavam nas telonas e esbanjavam charme e elegância com seus trench coats.



Desde então ele faz parte do armário feminino, especialmente no inverno ou em dias chuvosos. O item é tão democrático que pode ser usado com um jeans ou com um belo pretinho básico. Pode ser usado com botas ou com um scarpin de bico fino e saltos altíssimos. Pode ir ao cinema ou a uma festa. Enfim, é o tipo de roupa que você compra hoje e usa para sempre, independentemente de modismos.




O livro "A Parisiense", que já falei AQUI no blog dá dicas de como ficar ainda mais estilosa usando o já estiloso trech coat:

1. Arregaçar as mangas e amassar a gola para amenizar o aspecto muito rígido;
2. Truque super parisiense de estilo: não afivelar o trench coat comportadamente. Pelo contrário, amarrar o cinto no estilo "quebrei a fivela, mas nada de pânico". 
3. Para garantir visual de celebridade usá-lo com jeans, calça de smoking ou um vestido preto.

imagens google
Fonte: A Parisiense, Modaspot.com


Amo os meus e no meu armário cabe sempre mais um!!
Beijos,
Grazi

Comentários

  1. Grazi, o único que eu tenho é bege/nude.. mas não reclamo de outras cores... rs
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Jussara, estou há tempos atrás de um dessa cor, mas nunca encontro do jeito e do tecido que quero, aí acabo comprando outros. Mas esse tom bege/nude combina com tudo e acho que um desses é suficiente para montar vários looks!!
    beijos!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário! Volte sempre!

Postagens mais visitadas