segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Regras Gerais Para Comprar Pela Internet

A maioria de vocês já deve saber, pois falei sobre isso algumas vezes aqui no blog, mas para quem não sabe, quem deu nome ao blog foi meu marido. Muambeira Digital foi o apelido que ele me deu por fazer muitas compras na internet. Apesar disso, muitas pessoas ainda confundem ao acessá-lo, achando que, na verdade, eu vendo produtos. Quando é bem o contrário, né? hehe




Claro que no blog falo de tudo que gosto, desde moda até maquiagem, passando por viagens e dicas de filmes e restaurantes. Nunca tive como objetivo principal falar sobre comércio virtual, mas de uns tempos para cá venho pensando nisso, até porquê faz jus ao nome do blog e é uma coisa que costumo fazer com frequência. Não que esse tipo de postagem vá virar "carro chefe", mas vou procurar incluir mais ao conteúdo do site, haja vista o aumento do número de sites de vendas e das compras que as pessoas fazem na internet.

Para começar bem "de leve" vou dar dicas básicas para quem nunca comprou na internet ou para quem está começando a se aventurar, tanto em sites nacionais, quanto internacionais. Mais para frente vou dar mais dicas de como comprar e de sites que já conheço.

O que mais se utiliza na hora de fazer uma compra virtual é o cartão de crédito. Mas para compras nacionais ele nem sempre é necessário, pois o pagamento pode ser feito por meio de boleto bancário que muitas vezes dá um descontinho no valor total da compra. Já para compras internacionais, não esqueça que o seu cartão de crédito deve ser internacional também. Caso ele não seja, basta alterar na sua operadora do cartão.


Para compras nacionais muitas lojas estipulam um valor mínimo na compra para que você tenha frete grátis. Nesse caso, se você não for fazer uma compra grande que atinja o valor, vale fazer uma compra junto com suas amigas para garantir a gratuidade. Lembre-se que o valor do frete é determinado de acordo com o endereço de entrega. Se você, de qualquer forma, for pagar frete, também é uma outra oportunidade para que o valor seja rateado entre amigas.

Compras em território nacional não tem valor máximo permitido, ou seja, você pode comprar quantos produtos quiser (exceto se o site determinar certa quantia por cliente) e no valor que for. O que não ocorre em compras internacionais. Na verdade, você pode comprar qualquer valor e quantidade, mas deve levar em conta que os valores ainda não contêm impostos nacionais e, sua compra pode ser taxada ao chegar no Brasil e você vai precisar desembolsar cerca de 70% do valor do produto adquirido lá fora. E, claro, em compras internacionais com o cartão de crédito você deve considerar que será cobrado o IOF na fatura, também.

Já fiz compras em muitos sites nacionais e internacionais e em breve vou fazer post específico sobre eles explicando direitinho como foi tudo. Hoje foi apenas uma introdução para ensinar quem ainda não sabe comprar pela internet. Espero ter sido razoavelmente clara, mas qualquer dúvida é só perguntar e depois também vou detalhar melhor sobre como proceder.


A última dica que deixo é para vocês pesquisarem antes sobre o site que irão comprar. Nem tudo que existe por aí é confiável e eu mesma já tive problemas. Entre no site, leia opinião de quem já comprou e veja o que deve ser levado em conta realmente. Pesquise no "google" também. Eu costumo ainda pesquisar no site "reclame aqui". Claro que algumas reclamações não são tão relevantes (atraso de um ou dois dias na entrega, ressarcir compra), porém coisas como cobrar e não entregar, vender o que não tem ou vender produto falso não são bem vindas.

Falei bastante, mas não falei tudo ainda... hehehe Aguardem as próximas postagens!

2 comentários:

  1. Adorei as dicas!!!

    Beijo,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  2. Arrasou nas dicas ... Adorei
    Sou viciada em compras na net!!!

    Bjs ♥
    http://www.vintagefashion.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...