quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Compras Virtuais: O Papel dos Correios e das Transportadoras

Lembram que falei que iria começar a fazer mais jus ao título do blog e falar mais sobre comércio virtual? Já falei AQUI sobre dicas gerais para compras virtuais, que brevemente serão mais detalhadas em outras postagens, e hoje vou falar especificamente sobre envio e entrega de mercadorias, tanto para pessoas que vendem, como para as que compram via internet.


Quando uma compra/venda é realizada algumas empresas optam por utilizar o Correio para fazer o transporte. E apesar de muitas pessoas reclamarem, acho ainda o melhor meio. Mas há também transportadores particulares que fazem entregas. A única que lembro agora é a Total Express, que por sinal é péssima, pois demora muito para entregar.

Para quem envia: quando você vende um produto e quer enviar para a pessoa pelo Correio pode optar por já cobrar o frete na hora da venda, ou fazer a cobrança dele na entrega.
Há muitos meios para isso, mas os mais conhecidos são o SEDEX e o PAC. O primeiro é bem rápido (1/2 dias), por isso tende a ser mais caro, enquanto que o segundo demora um pouco mais (7/10 dias). Ambos possuem rastreio, que é o código da mercadoria para você acompanhar seu trajeto.
 No site dos Correios você encontra tudo isso bem detalhado, desde as formas de pagamento e os locais de abrangência do serviço, tanto para envio nacional, quanto para o exterior.


Para quem recebe: O normal, para quem compra, é receber a mercadoria em casa. Porém, caso a opção for cobrar o frete na hora da entrega da mercadoria, quem comprou receberá em casa um aviso para dirigir-se a agência dos Correios, efetuar o pagamento e retirar a encomenda, assim como para quem não estava em casa quando o carteiro passou. Ele tem 3 tentativas para a entrega, sendo que na última, se você não estiver para receber, ele deixará um aviso para que você compareça em alguns dias na agência do Correio para retirar.

Lembre-se que para compras efetuadas em território nacional não há perigo de taxação pela Receita Federal, pois os impostos já estão no valor do produto.


A espera pela mercadoria: essa é a parte mais agoniante da história. Quando você vai receber por meio dos Correios e quer saber se a mercadoria já foi despachada, tendo o código do rastreio em mãos (fornecido por quem fez a venda) basta ir até o site dos Correios colocar o código e ver a situação.
A única transporadora que lembro é a Total Express, que também possui link para rastreio. Mas aqui você não precisa de código para rastreio, somente seu nome, CPF e Cep. Acredito que outras empresas também possuam link para rastrear. Essa Total Express eu acho muito lenta... demoram muito para entregar e realmente não entendo o motivo (lojas que utilizam/utilizavam era a Glossybox e a Sephora).

A espera pela compra internacional: Para garantir a entrega do produto, na hora que for efetuar a compra, alguns sites oferecem vários preços de frete, a dica é optar sempre pelo que poderá ser rastreado. Quando você opta por isso, a maioria das empresa faz o reembolso, caso sua compra seja extraviada. Vejam só como aparece na hora que você finaliza uma compra internacional:
1. First Class International Mail - entrega de 2 a 12 semanas e não há garantia de chegada no Brasil;
2. Priority International Mail - entrega de 3 a 6 semanas;
3. Express International Mail - 2 a 3 semanas.
Claro que quanto mais rápido, mais caro e mais seguro é.
Vale lembrar que esse valor do frete é incluído no valor total da compra, caso você não queira ser taxado (vou falar com detalhes sobre isso em um post específico). Assim: a regra geral, para não pagar taxa, é que o valor total seja inferior a 50 dólares (o valor do frete + o valor do produto comprado) e que o remetente e o destinatário sejam pessoas físicas.


O post ficou bem grande, mas acho que consegui falar muita coisa que sabia sobre entregas. Caso alguém tenha dúvida, é só perguntar, ok? Se eu não souber, vou procurar saber! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...