terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A Fragrância dos Perfumes

Ah... os perfumes!! Cheiros que nos fazem lembrar algo, reviver um momento ou nos permitem sentir mais femininas e poderosas. Impossível quem não goste de um perfume. 

Na verdade, a expressão "perfume" é bem abrangente. Costumamos nos referir a qualquer fragrância como se perfume fosse, mas não é bem assim. Há várias categorias.
Perfume, EAU de Parfam (EDP), EAU de Toillete (EDT), Colônia, Splash...
Resumidamente, o perfume mesmo é o que contém uma porcentagem maior do extrato utilizado para fazer o produto. Quanto maior a concentração desse extrato, maior a fixação do produto na pele e maior o preço também. Costumo comprar os EDP que possuem boa fixação, até porque os perfumes mesmo são muito difíceis de serem encontrados. Os demais, EDT, Colônia e Splash possuem fixação de aproximadamente 2 horas.


Vocês já perceberam que na maioria das vezes, quando procuramos ou compramos um perfume, acabamos seguindo a "mesma linha" de aroma? Meu perfume preferido, por exemplo, é o "Hypnôse", da Lancôme, mas os outros dois que mais gosto "Coco Mademoiselle" e The One" vão na "mesma linha" de cheiro que ele, segundo meu olfato.
Recentemente experimentei alguns perfumes: "Fantasy", da Britney Spears, o "Live" da J.Lo e o "Heat Rush" da Beyonce. Amei todos e achei todos eles muito semelhantes, mas que agradaram em cheio meu gosto "perfumístico" (isso não existe, é apenas força de expressão!haha).
Mas vocês sabem o porquê disso? Bom, para começar perfumes são feitos por pessoas como nós, que tem como profissão ser um "nariz" ou "nose" em inglês. Eles produzem os perfumes de acordo com seus olfatos e como um possui olfato diferente do outro, acontece exatamente como acontece com nós consumidores. E isso é ótimo, pois conseguem agradar a todos com fragrâncias de todos os tipos. Assim, podem ter certeza que os perfumes que vocês gostam possuem quase os mesmos ingredientes de produção e podem, inclusive, terem sido produzidos pelo mesmo "nariz".
Vejam só o meu caso...

Antes de analisá-los vamos decifrar algumas expressões:

1. Notas de Saída ou Cabeça: primeira impressão da fragrância. Saem do frasco direto para a narina e depois evaporam rapidamente.
2. Notas de Coração ou Corpo: vem logo em seguida as de cabeça. Evaporam devagar e são a alma do perfume.
3. Notas de Fundo ou Base: é a nota que garante a fixação da fragrância e define o cheiro que se difunde na pele.

HYPNôSE
criadores: Annick Menardo e Thierry Wasser.
Por curiosidade, Annick fez o perfume preferido do meu marido Boss Bottled, da Hugo Boss. Casal sintonizado até no perfume, hein? hehehe
notas de saída/cabeça: flor de passiflora.
notas de coração: jasmin e gardênia.
notas de fundo: vetiver e baunilha.

COCO MADEMOISELLE
criador: Jacques Polge.
Ele também criou o Chance, da Chanel, que é outro perfume maravilhoso.
notas de saída/cabeça: laranja, tangerina, flor de laranjeira e bergamota.
notas de coração:mimosa, jasmin, rosa turca e ylang ylang.
notas de fundo: fava tonka, patchouli/oriza, opoponax, baunilha, vetiver e almíscar branco.

THE ONE
criador: não consegui descobrir.
notas de saída/cabeça: lichia, tangerina, pêssego e bergamota.
notas de coração: lírio, ameixa, jasmin e lírio do vale.
notas de fundo: âmbar, almíscar, baunilha e vetiver.

Muitos ingredientes idênticos, né? Vetiver e baunilha estão presentes nos meus perfumes preferidos como nota de fundo, ou seja, definem o cheiro da fragrância.

Querem saber mais sobre o assunto? Basta ir ao site FRAGRANTICA que foi onde fiz minhas descobertas. Basta colocar o nome do perfume que você gosta para saber detalhes sobre ele. Além disso, eles já fazem um link com indicação de perfumes que você possivelmente poderá gostar. Aí você vai ver que já gosta de vários que eles indicam!


Um dos maiores "narizes" é ALBERTO MORILLAS. Ele produziu mais de 100 perfumes para diversas marcas e já ganhou muitos prêmios. Fiquei fã dele, porque descobri que muitos dos perfumes que gosto foram produzidos por ele... vejam só!


Um comentário:

  1. Amo perfumes, tenho alguns

    amo hypnose e to desejando esse coco mademoiselle.....bjo

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...