terça-feira, 6 de novembro de 2012

O Olho Grego na Novela Salve Jorge


Já perceberam como aparece "olho grego" na novela Salve Jorge? Mas se a novela se passa na Turquia, o que o "olho grego" tem a ver com isso?
Pois é, meninas, na verdade o olho grego tem origem na Turquia mesmo. Lá eles chamam esse amuleto contra a inveja e o mal olhado de "nazar boncuk". Eles acreditam tanto que as crianças quando nascem já recebem um e muitos pais, para prevenir a inveja e o mal olhado, só deixam que os outros as vejam 40 dias após o seu nascimento.
Segundo a crença, o mal olhado tem a cor azul e se o amuleto quebrar deve ser jogado fora, pois significa que quem o usou foi protegido. E quem lançou o mal olhado receberá de volta o mal que desejou.
Os turcos ensinam que devemos colocar os "olhos gregos" em tudo, especialmente o que for novo... carro, casa... para assim evitar o mal olhado e a inveja alheia. Também aconselham que devem ser usados dentro da bolsa ou de carteiras.
Muitas são as histórias sobre a origem dessa crença. Dentre elas, destaco uma que chamou muito a minha atenção: "Era uma vez ... havia uma rocha no mar que nem com a força de cem homens e muita dinamite podia ser removida ou rachada. Havia também um homem nesta cidade que era conhecido por ter muito "olho gordo" (Nazar). Depois de muitos esforços, trouxeram o homem à rocha. O homem olhou a rocha e disse "Meu Deus! Que rocha enorme !" No instante que ele disse isto, houve um grande barulho e a rocha rachou em dois pedaços. A força do mal olhado (nazar) é um elemento extensamente aceito e temido na vida diária do povo turco."
Interessante, não acham? O engraçado disso tudo, para mim, é que eu tenho acessórios com olho grego e deve fazer mais ou menos um mês que minha pulseira arrebentou, acreditam? hehe Como não consegui arrumá-la, joguei fora. Agora vejo que fiz certo, segundo as tradições.

A árvore que aparece na novela Salve Jorge.

Vocês estão assistindo a novela? O que pensam disso?

Fonte: oarquivo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...