segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Ao Mestre Com Carinho: Para Refletir Nesse Dia Especial

Hoje é comemorado no Brasil o Dia dos Professores.
A comemoração é feita no dia 15 de outubro, pois foi nesse dia que, em 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, criou o ensino elementar no país. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras."
Meus avós e meus pais contam que na época deles os professores era rígidos e exigiam respeito e disciplina de seus alunos, que era punidos severamente, até mesmo com castigos físicos como se ajoelhar no milho por algumas horas. Além disso, existiam aulas de ensino religioso e cívico nas escolas, onde os alunos prendiam o Hino Nacional e o Hino da Bandeira, por exemplo. 
Naquela época não eram só os alunos que respeitavam os professores, mas seus pais também, que seguiam os conselhos dos mestres para melhor educar seus filhos. 
Tempos depois os professores continuaram a ser respeitados e vistos com repeito pela sociedade, mas os castigos deixaram de ser os mesmos. Quando estava na escola, nas décadas de 80/90, alguns alunos eram punidos com anotação da agenda que os pais deveriam assinar depois para ter ciência do ocorrido, as provas com notas baixas também deveriam ser assinadas e em casos mais graves, eram suspensos por alguns dias das aulas ou levados para conversar com o diretor do colégio. Lembro que tanto eu, quanto meus colegas de classe, tínhamos ao mesmo tempo medo e respeito pelos professores. Estudávamos as disciplinas de "Educação Moral e Cívica" e "OSPB", além de cantarmos o Hino Nacional todas as segundas-feiras ao fim das aulas e fazermos fila para entrar nas salas. 
Sempre estudei em colégio religioso e tinha amigos que não estudavam, mas lembro que todos tinham aula de religião nas escolas, o que era bom para que pudessemos refletir, escolher nossas convicções e exercitarmos nossa fé. 
Infelizmente hoje eu vejo que as coisas mudaram de um jeito que ninguém imaginava que elas pudessem chegar. Além do fato, velho conhecido nosso, dos professores serem mal remunerados, agora eles são mal tratados.
Quando alguém poderia imaginar que um aluno ameaçaria um professor por causa de nota baixa? Quando alguém poderia imaginar que um aluno bateria ou atiraria em um professor?
Quando alguém poderia imagina que um aluno diria para um professor lhe obedecer, pois seus pais é que estavam pagando seu salário?
Quando alguém poderia imagina que pais agrediriam ou ameaçariam um professor?
Eu poderia citar aqui mais exemplos, mas assim como eu vocês já devem saber de algum caso parecido com os que citei, tanto por ouvir falar, como por terem lido em jornais ou visto na TV.
Uma das coisas que eu gostaria de saber é por que os professores perderam o respeito que tinham, tanto pela comunidade em geral, quanto por alunos e pais? Simplesmente não consigo entender.
Deveria haver uma "ligação" entre pais - professores - alunos, todos com o objetivo comum de educar.
Hoje muitos professores vão trabalhar com medo, pois não sabem o que poderá acontecer dentro da sala de aula (ou fora dela!). Muitos pais pensam que a educação é dever e obrigação do professor. Mas não! A educação começa em casa, nos primeiros meses de vida de uma criança, oportunidade em que os pais precisam aprender a dizer "não" em alguns momentos. Ela não começa na escola, quando a criança já está com 4 ou 5 anos. Aí, poderá ser tarde demais.
Muitas de vocês não sabem, mas algum tempo depois de formada em Direito e um pouco frustrada com minha profissão, optei em prestar vestibular novamente e escolhi fazer Pedagogia, pois gostava de crianças e de ensinar. Infelizmente, por conta de mudanças na minha vida profissional, deixei o curso após cursá-lo por 2 anos. Mas tenho ótimas lembranças dessa fase de minha vida, que me oportunizou conhecer pessoas maravilhosas que hoje são pedagogas. 
Queria poder voltar ao tempo e deixar a educação como estava na época em que estudei. 
Não quero aqui generalizar, pois conheço muitos pais de alunos que são ótimas pessoas e que participam ativamente da educação de seus filhos, formando parceria com professores para o bem comum do aluno.
Hoje parabenizo a todos os que lecionam ou lecionaram um dia, sejam pedagogos ou não. Apesar do pouco reconhecimento, a profissão é nobre. Parabéns pelo esforço e pela dedicação de vocês!


2 comentários:

  1. como dizia o saudoso professor Raimundo e o salario ò....


    baci

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a profissão está cada vez menos valorizada, né?

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...