quarta-feira, 20 de abril de 2011

Não é o cliente que tem sempre razão?

Queridas leitoras,
há tempos queria comentar com vocês sobre um assunto que venho ouvindo praticamente todos os dias: o péssimo atendimento ao cliente.
Simplesmente todos os dias eu ouço alguém reclamar disto!! Olhar o cliente de cima a baixo e desdenhar, não atender, atender com má vontade ou grosseria, mentir na hora de vender, dentre outras coisas. Será que aquele ditado que diz "que o cliente tem sempre razão" não é mais aplicado? Não que o cliente tenha sempre razão mesmo, pois às vezes quem tem razão é a loja, né? Mas um bom atendimento sempre faz bem.
Vou citar um caso bem próximo a mim: uma amiga de trabalho foi em uma loja de calçados aqui de Floripa e gostou de 3 pares. Só que no dia que ela provou, estava sem dinheiro. Seu salário só sairia no dia seguinte. Ela, gentilmente, pediu para a gerente reservar os pares até o dia seguinte, que com certeza ela retornaria lá para comprá-los. Sabem o que a gerente disse pra ela? "Não posso reservar. Se tiver que ser seu, vai ser!".
Agora eu pergunto para vocês: Onde estamos??? Isso é tratamento que se dê a um cliente? Bastaria ela ter dito que não poderia reservar. Eu, particularmente, não voltaria mais lá. Só que minha amiga voltou e comprou os sapatos (sim!! eram para ser dela!!!).
Aqui em Florianópolis, o Procon puniu as lojas TIM da cidade, que não poderão vender nada até hoje, se não estou enganada, por conta das inúmeras reclamações. Só que acreditem, ela descumpriu a ordem e acabou sendo multada em 1 milhão de reais. Eu e muitas outras pessoas conhecidas já fomos enroladas por esta empresa, então estas reclamações não me surpreendem. E vamos lembrar que não é só a TIM. As outras operadoras também deixam muito a desejar. Na hora de vender é tudo muito bonito, mas quando dá um problema, eles nunca podem resolver na loja. Você sempre tem que ligar pra não sei onde e esperar que alguém te atenda.
Pensando friamente, com o aumento das lojas virtuais, acredito que daqui a pouco as pessoas irão preferir comprar apenas pela internet, pois lá (apesar de problemas que sabemos ter, como o atraso na entrega) não terão contato físico com atendentes. Simplesmente escolhem o produto, colocam no seu carrinho de compras virtual e pagam.
Acho que as lojas físicas têm que começar a pensar mais na única coisa que as difere das lojas virtuais: o atendimento! Já comprei por ter sido bem atendida e já deixei de comprar pelo contrário também.
Não sei como é em outros estados, mas aqui em Floripa se você não esta bem vestido (e às vezes até quando está), as vendedoras te olham dos pés a cabeça e, no fim, atendem mal a maioria das vezes. São poucas as lojas aqui que oferecem um atendimento, no mínimo, decente.
Vocês já passaram por algum constrangimento? Como é na cidade de vocês?


11 comentários:

  1. voce ta com razão amiga.
    é assim mesmo que funciona, se voce entrar na loja com uma roupa bem básica tem vendedores que nao chegam perto ou tentam vender qualquer calçado e pronto, eu ja passei algumas situações de mal atendimento e não voltei mais, minha última foi com a telefônica o atendimento foi tão baixo demorou tanto pra eles ao menos virem ver o problema na minha casa que liguei na ouvidoria e mesmo assim nao foi tão rápido assim nao. O que ta faltando mesmo é educação em tudo, transito, joga lixo nas ruas e por aí vai.
    Bjs
    Luh
    www.sempre-belas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Trabalha com atendimento ao cliente e não destrato nenhum que entra em meu escritório.
    Mesmo que ele não venha a alugar ou comprar nada hoje, com certeza vai voltar pelo bom atendimento.
    Excelente post!

    Beeeijo.

    http://gabisoaress.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. aqui tb é assim... mas tb tem uns clientes que vamos cobinar... dá vontade de mandar pra quele lugar... rsrsr
    Besos, besos.
    http://vivi-aninha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ahhhhhhh...

    Várias vezes, principalmente no verão, que eu vou de havaianas pro centro. As vendedoras nem se dão o trabalho de atender e quando atendem, é com aquela SUPER vontade.

    ResponderExcluir
  5. O bom atendimento está virando utopia mesmo, minha flor. É triste isso pq a gente perde logo a graça de comprar, eu pelo menos sou assim. Acho que bom atendimento é meio caminho andado. Essa história de te olharem dos pés a cabeça e se tiver mal vestido o trabatamento já é outro, é a mais pura verdade. Acho isso ridículo!

    Beijos e tenha um ótimo feriado!

    Te espero lá no blog ;)

    www.nicellealmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oie amiga, olha já passei por cada uma teve uma vez que pedi se a moça podia trocar a embalagem que estava rasgada por outra só pq era para presente e ela me disse vc usa o produto ou vai usar a embalagem? Acredita? EU não comprei lógico hehe...Eu estudei MKT que é só sobre atendimento ao cliente e realmente as empresas estão precisando se qualificar mais pq ta cada vez pior. Bjãoooooooooooooo

    ResponderExcluir
  7. É verdade né, se continuar assim a tendência é comprar virtualmente! Quase não tenho mais feito compras pessoalmente, mas se faço e sou mal atendida reclamo na hora e na maioria das vezes nem levo. Outro dia fui no big do iguatemi comprar um tapetinho de pilates e não tinha da cor que eu queria, como não achei nenhum atendente por perto fui ao balcão de informações, que tinha 3 meninas. Elas chamaram o fulano daquele setor pelo microfone, até descobrirem que ele tava no intervalo de lanche ( 10 min depois, e eu esperando). No fim depois de quase meia hora, não acharam o fulano e ninguém podia me atender, pois só ele sabia onde era o estoque de setor esportivo! Pode isso?? Um absurdo! Virei as costas e fui embora!

    ResponderExcluir
  8. Já aconteceu parecido com o que aconteceu com sua amiga, e eu dei uma resposta equivalente ao comentário infeliz da vendedora e nunca mais voltei no estabelecimento!

    Bjok :*

    PS: A diferença entre os corretivos é que o da MAC é um potinho com creme, e não ilumina como o da YSL, mas o da MAC por enquanto é meu preferido! ;)

    ResponderExcluir
  9. Grasi,

    Nunca tive muitos problemas, mas sei de alguns relatos de pessoas que foram maltratadas e acabaram não comprando nada pelo péssimo atendimento.

    Apesar disso acontecer eu acho que nada substitui vc ir até a loja provar e comprar. O negócio é excluir essas lojas da nossa lista de compras e passar bem longe. Eu como gosto de alguns produtos específicos crio até vínculo com as vendedoras. Tem muita gente bacana também, vendedoras super atenciosas e que mesmo vc não levando nada agradecem o atendimento com um belo sorriso.

    Beijos.

    ogatoquepesca.com

    ResponderExcluir
  10. Tem razão viu, adorei quando dão tratamento ruim, desdenhando mesmo sabe?
    E a TIM é uma das campeãs de reclamação não só no atendimento pessoal como nos planos em si, aff...
    é duro aturar uma coisa dessas, você tem toda a razão!
    Beijos
    Horadamake.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário! Volte sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...